A ciência e o comportamento do cientista
Laboratório de Psicologia
Atualmente estou lendo coisas que me fizeram pensar sobre coisas que não tinha pensado até então.
O que seria ciência exatamente?
Práticas sistemáticas com o objetivo de desenvolver o conhecimento?
Isso pode ser sim uma boa definição, porém sempre que falamos de práticas, ações ou qualquer outro sinônimo, estamos falando de comportamento e, nesse caso, o comportamento daquelas pessoas que estão agindo de forma sistemática para o desenvolvimento do conhecimento: os cientistas!
Vamos imaginar o seguinte agora: tente pensar em você tendo que descobrir e criar, na tentativa e erro, tudo que a humanidade já desenvolveu até hoje, de tecnologia espacial à táticas de futebol.
Isso seria impossível! E o que faz com que não percamos todo o conhecimento da humanidade a cada geração é justamente a ciência. Ela descreve e explica o mundo e como podemos lidar com ele da melhor forma possível.
Aliás, a ciência não faz nada, quem faz somos nós, pessoas. Até porque "ciência" é um termo inventado que remete justamente a comportamentos específicos.
Sempre gosto de pensar dessa maneira Behaviorista, não reificando nada, ou seja, sem tratar pensamentos e ideias como coisas concretas. O que é concreto, de fato, na ciência são os comportamentos dos cientistas (observações, questionamentos, hipóteses, experimentos, resultados e conclusões sobre algo) e a aplicação dos conhecimentos na vida de todos.
Ou, pelo menos, daqueles que não negam o inegável.
Mas mesmo no caso dos negacionistas, a ciência nunca é completamente negada, pois essas pessoas costumam propagar suas ideias distorcidas por meio de equipamentos eletrônicos, acesso à internet, e etc.
Gostou? Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário!
E compartilhe com seus amigos e colegas para me ajudar a divulgar a ciência do comportamento!
Comentários
Postar um comentário